Competências da Agroesp
- Congregar os Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo;
- Assistir e defender os interesses dos associados perante os poderes públicos, entidades autárquicas e privadas e representa-los judicialmente em interesses coletivos nos limites deste estatuto;
- Promover congressos, conferências, cursos, debates e reuniões de interesse dos associados;
- Promover convênios e ou contratos de parceria com entidades públicas, autárquicas e privadas;
- Manter intercâmbio com instituições congêneres do país;
- Propor e zelar pelo aprimoramento e implementação das políticas de extensão rural, de assistência técnica, de defesa agropecuária e do desenvolvimento do agronegócio;
- Atuar permanentemente no aperfeiçoamento da carreira do assistente agropecuário.
Quem são os Assistentes Agropecuários
- Promover congressos, conferências, cursos, debates e reuniões de interesse dos associados;
- Promover convênios e ou contratos de parceria com entidades públicas, autárquicas e privadas;
- Manter intercâmbio com instituições congêneres do país;
- Propor e zelar pelo aprimoramento e implementação das políticas de extensão rural, de assistência técnica, de defesa agropecuária e do desenvolvimento do agronegócio;
- Atuar permanentemente no aperfeiçoamento da carreira do assistente agropecuário.
Assistentes Agropecuários são profissionais que exercem o indispensável e importante papel de articuladores e viabilizadores do desenvolvimento rural sustentável, o que se faz através da prática de ações que facilitem ao produtor, o alcance de políticas de saúde, segurança, educação e de transporte no meio rural.
Atuação dos Assistentes Agropecuários
Através da CATI, os Assistentes Agropecuários participam da criação e fortalecimento de Conselhos Municipais e Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, fazendo com que as comunidades demandem ações que conduzam a articulações intersetoriais.
Nas Casas da Agricultura que atendem todos os 646 municípios paulistas, dão suporte técnico ao produtor rural, à sua promoção e valorização, contribuindo para que ocorram significativas transformações de ordem social, cultural, econômica e ambiental com sustentabilidade.
Atuando no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas - PEMB, iniciado no ano de 2000, esses profissionais desenvolveram ações na instalação de 970 microbacias hidrográficas, com planos aprovados executados, beneficiando a significativa quantidade de 70.400 famílias de produtores rurais, cobrindo uma extensa área de 3,3 milhões de hectares. Ainda no Estado, pela sua atuação, atingiu-se a taxa de um milhão de hectares cultivados no sistema de "cultivo direto na palha", com elevação dos índices de crescimento da produção agropecuária e a redução de aplicação de recursos com serviços de conservação dos solos, uma de nossas maiores riquezas.
Em 2010 o Estado de São Paulo atingiu a expressiva marca de 13,40% de sua superfície coberta com formações florestais nativas, índice também ampliado graças à indispensável contribuição desses funcionários, que administram com competência técnica e inteligência, a correlação entre produção e conservação.
Atuando como agentes técnicos e facilitadores, os assistentes agropecuários auxiliam o produtor no acesso ao crédito rural, tanto no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, como na busca de recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista - FEAP.
É de responsabilidade dos Assistentes Agropecuários a emissão da "declaração de dispensa de licenciamento" nas propriedades com área inferior a 1000 hectares, desde que atendam à legislação pertinente ao uso e conservação do solo, ao manejo e agrotóxicos e à adoção de boas práticas de produção agropecuária, documento obrigatório para financiamento junto ao Banco do Brasil SA.
A importância e participação dos Assistentes Agropecuários também se fazem junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária - CDA, através da atuação em Programas voltados ao controle fitossanitário e de interesse social, o "Programa Risco Sanitário Zero" o "Programa de Defesa Sanitária do Agronegócio para Proteção da Saúde do Homem e do Meio Ambiente", que se traduzem em contribuições de valor inestimável ao País, por exemplo, com a intensificação das ações visando a erradicação de doenças de animais de elevado impacto internacional. Não se pode deixar de citar a atuação desenvolvida pelos competentes Assistentes Agropecuários, através de ações do "Programa de Fiscalização do Uso e Conservação do Solo", o que nos faz lembrar a máxima: "O Solo é a Pátria: Conservá-lo é Engrandecê-la".
Outras atuações dos Assistentes Agropecuários estão relacionadas à CODEAGRO, através de ações de suporte técnico à constituição, instalação e funcionamento de Associações e Cooperativas de Produtores Rurais. Esses profissionais fomentaram a implantação de mais de mil Associações de Produtores Rurais em quase todos os municípios paulistas contribuindo para organização, desenvolvimento e promoção do produtor rural.
Os Assistentes Agropecuários da CODEAGRO também atuam na coordenação das Câmaras Técnicas Setoriais das principais cadeias produtivas do Estado de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em alguns instantes!