Secretaria de Agricultura está com inscrições abertas para Curso de Habilitação
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para curso de habilitação para engenheiros agrônomos e florestais para emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e consolidado (CFOC). O 44º curso para habilitação de engenheiros agrônomos e florestais da iniciativa privada será realizado de 17 a 21 de outubro, das 8 às 18 horas, no Centro Experimental do Instituto Biológico em Campinas.
A inscrição e demais informações estão disponíveis no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – www.defesa.agricultura.sp.gov.br.
O curso é coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e realizado pelo Instituto Biológico, órgão da Secretaria.
“A programação contempla basicamente a demanda de exportadores de semente (minoria das pragas abordadas, já que este mercado exportador vem sendo, na maior parte dos casos, atendido através da apresentação de laudo laboratorial, de laboratórios oficiais, de acordo com a declaração adicional 15; e/ou através da apresentação de certificado de tratamento de sementes – declaração adicional)”, explica a engenheira agrônoma da Secretaria Cristina Abi Rached Iost, que junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária e uma das coordenadoras do curso.
O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos e subsidia a Defesa Agropecuária na emissão da permissão de trânsito, que possibilita ao produtor comercializar seus produtos para outros estados e para exportação.
“É emitido por profissionais da iniciativa privada, em suas respectivas áreas de competência, após aprovação em cursos para habilitação de responsáveis técnicos específicos”, explica Cristina.
O curso tem finalidade de atender normas técnicas de certificação fitossanitária, ditadas pelas Instruções Normativas do Mapa de nºs 33 e 28, de 24 de agosto de 2016 e demais legislações específicas das pragas que serão contempladas na programação.
Fonte: ORegional
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário será publicado em alguns instantes!